16/12/2017

Aletria do Amor

Participação no desafio intitulado "Natal à mesa com a Milaneza" do Blog Happylifeinthekitchen em parceria com a Milaneza.


cardamomo tem um sabor cítrico que combina bem com canela, gengibre e cravo. 

Cardamomo (Elettaria cardamomum) é a semente de uma planta perene da família Zingiberacea, a mesma do gengibre. Apesar de ser uma das especiarias mais caras do mundo – só fica atrás do açafrão -, é usada há séculos para fins medicinais, espirituais e culinários. Nativa da India, foi plantada no jardim do rei da Babilônia em 721 aC e introduzida na Europa pelos soldados de Alexandre O Grande em 325 aC. Os romanos e gregos a usavam não só na culinária mas também como perfume. Diz a lenda que Cleópatra perfumava seu palácio com cardamomo quando recebia a visita de Marco António  O cardamomo tem propriedades antioxidantes e é utilizado na medicina natural como antisséptico, digestivo, diurético e expectorante.
Certas culturas consideram‑no um poderoso afrodisíaco e também benéfico no tratamento da impotência. É rico em eucaliptol, que pode aumentar o fluxo sanguíneo nas áreas em que for aplicado.

Na Roma Antiga a Canela era utilizada para criar perfumes e loções de amor. É uma das especiarias mais antigas e mais apreciadas – era comum oferecer‑se canela aos reis e usá‑la como oferenda aos deuses. O sabor e o aroma exóticos apelam à imaginação e ao romance.


RECEITA

Ingredientes:

250 Gr aletria Milaneza
1 Litro de bebida vegetal de arroz
100 Gr manteiga com sal
3 Colheres de sopa de açúcar de coco
1 Pau de canela
2 Cardamomos
6 Gemas de ovo
1 Colher de sopa de essência de baunilha
Canela em pó q.b.
hortelã menta q.b.

Preparação:

Ferver a bebida vegetal de arroz com as especiarias, a casca de limão.
Adicionar o açúcar de coco e mexer até se dissolver.
Desfazer os "novelos" da aletria e adicionar à bebida vegetal de arroz aromatizada deixando cozer durante 5 minutos. Adicionar a manteiga.
Retirar os cardamomos,  a casca de limão e o pau de canela.
Bater as gemas e adicionar-lhes um pouco de bebida vegetal de arroz aromatizada quente. Retirar a aletria do lume juntar as gemas cuidadosamente.
Levar novamente ao lume, por mais 2 minutos. e mexer sem parar.
Ainda quente, deitar a aletria em taças de Martini. Deixar arrefecer um pouco. Polvilhar com canela, através de um molde recortado em papel com o formato de um coração.
Decorar com pés de hortelã menta.

Sem comentários:

Enviar um comentário