13/05/2016

As Algas são um Super Alimento e Afrodisíacas


"Seguramente que já ouviu falar das algas como alimento e é possível que até já tenha tido a coragem e curiosidade de as experimentar numa visita a um restaurante chinês, japonês ou macrobiótico.
Pode até ter gostado bastante da experiência mas pensar que estes alimentos são por demais exóticos para utilizar no dia a dia e como tal fazem parte de um grupo especial de produtos que se utilizam em períodos excepcionais para aumentar a cultura gastronómica ou para nos divertirmos.

Ou, acha que gostaria de as utilizar com regularidade mas não sabe onde as comprar e muito menos como as cozinhar; para além disso não tem a mínima ideia de que algas deve escolher, uma vez que há tantas variedade diferentes.
Pois bem, neste artigo vou tentar elucidá-lo sobre estes preciosos alimentos e dar-lhe algumas dicas de como os utilizar.
As algas são literalmente vegetais marinhos (da mesma forma que as cenouras ou os brócolos são vegetais terrestres) e são utilizadas há séculos como alimento por povos como os chineses, japoneses, escoceses, irlandeses, islandeses, escandinavos, alemães, assim como pelos índios da América Latina que as utilizavam como medicamento para diferentes males.
Os vegetais marinhos têm uma riqueza enorme em minerais, particularmente cálcio (são muito mais ricas em cálcio do que os produtos lácteos) e em oligoelementos como cobre, zinco, estrôncio, cobalto, níquel, molibdénio, chumbo, estanho, vanádio, bromo, prata, crómio, bário, lítio, bismuto; o seu teor em proteínas é também bastante elevado assim como o teor em hidratos de carbono e vitaminas, possuindo algumas das algas quantidades assinaláveis de vitamina B12 que geralmente se considera só existir em produtos animais."
Fonte: terapeuta Luiz(blog AHAU)

Graças ao seu grande teor de clorofila e polissacarídeos, as algas têm um poderoso efeito de desintoxicação. Estes ajudam a promover a perda de peso, a prevenir e a reduzir a celulite visto que são ricos em antioxidantes têm propriedades que previnem o aparecimento de cancro.

Algas como Afrodisíaco


São um dos melhores afrodisíacos, porque contêm minerais que regulam o metabolismo e humor, bem como vitaminas do complexo B, necessárias para produzir hormonas.
Outros minerais que normalmente se encontram nas algas são o ferro, o potássio, o cálcio, o cobre, o magnésio e o zinco.
A maioria das algas contêm ainda betacaroteno (provitamina A)  A maioria dos tipos de algas apresentam um elevado conteúdo proteico, sendo ricas nos aminoácidos essenciais.
São os únicos alimentos de origem vegetal que contêm vitamina B12.

São também uma fonte de iodo, manganês e selênio, que têm efeito sobre o metabolismo e humor. Polvilhe um pouco  de alga na sua salada.


Pode aderir à nossa página de Facebook aqui.

2 comentários:

  1. Desconhecia completamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Minha esposa é muito Fofa ela vai amar!

    ResponderEliminar