16/04/2016

Scones de Algas

O scone é um pão rápido (quick bread - expressão usada para diferenciar os pães que não utilizam
fermento biológico) de origem escocesa.
É muito popular no Reino Unido e também nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.
O que faz o scone ser diferente de um pão simples é que a manteiga que é adicionada deve ficar em pequenos pedaços, dando uma textura especial. Nos Estados Unidos, além dos scones encontramos um pão muito parecido, o biscuit, (mas cuidado, biscuit em inglês britânico é biscoito doce, que nos Estados Unidos é cookie.
O iogurte é uma boa alternativa para o leite gordo. O seu grau de acidez é o necessário para fazer uns Scones perfeitos.


"As algas marinhas fazem parte da alimentação de muitos povos, como os chineses e os japoneses. Entre os ocidentais, são consumidas principalmente pelos vegetarianos e macrobióticos.
As algas são uma excelente fonte de iodo, mineral essencial ao correcto funcionamento da tiróide. Outros minerais que normalmente se encontram nas algas são o ferro, o potássio, o cálcio, o cobre, o magnésio e o zinco.

A maioria das algas contém ainda betacaroteno (provitamina A) e algumas das vitaminas do complexo B. A maioria dos tipos de algas apresentam um elevado conteúdo proteico, sendo ricas nos aminoácidos essenciais.
São os únicos alimentos de origem vegetal que contêm vitamina B12.

O consumo regular de algas pode ajudar a combater a anemia, uma vez que ajudam a manter e restabelecer as reservas de ferro.
As algas aumentam o volume das refeições, sendo contudo pobres em gordura e calorias. Tem uma composição gelatinosa e um elevado teor de fibras.
Como são muito ricas em carotenos, podem ter um efeito protector contra a mutação de certas células cancerígenas.

Além dos benefícios nutricionais e terapêuticos, de alguns tipos de algas são também extraídas substâncias utilizadas na indústria alimentar e de cosmética. Por exemplo, em alguns produtos alimentares utiliza-se o agar-agar (E-406), o carragenina (E-407) e os alginatos (E-400), substâncias que funcionam como aditivos naturais com, respectivamente, as funções de gelificantes, espessantes e estabilizantes.
Por outro lado, na cosmética as algas são muito usadas em produtos para ajudar a rejuvenescer a pele, prevenir problemas circulatórios e reumáticos e a combater a celulite.

Algumas zonas dos mares estão poluídas com metais pesados. Por isso, há toda a conveniência em adquirir as algas em lojas de produtos naturais que assegurem que os produtos provêm de regiões não poluídas.
As algas compradas secas e embaladas, conservam-se quase indefinidamente enquanto fechadas; uma vez abertas as embalagens, conservam-se cerca de 4 meses num recipiente fechado."

Fonte do texto: centrovegetariano



RECEITA



Ingredientes:

(6 unidades)


225 Gr de farinha de trigo, mais alguma para polvilhar
1 Colher (chá) de Flor de Sal Necton
15 Gr de Gengibre Ralado
1 Colher (sopa) de fermento em pó
60 Gr de manteiga sem sal, fria, mais alguma para untar
60 Gr de Açúcar
1 Ovo XL
1 Iogurte magro natural
10 Gr de Algas Erva -Patinha 



Preparação:

Demolhe a alga Erva - Patinha durante 15 minutos em água tépida. Pique-a. Reserve.
Junte, em chuva, a farinha, o sal e o fermento.
Corte a manteiga aos bocadinhos e esfregue-a nos ingredientes secos até a mistura ficar com aspeto de pão ralado. Adicione o açúcar e o gengibre ralado(e descarte as suas fibras).
Bata o ovo e o iogurte e junte rapidamente os ingredientes secos. Misture de modo a formar uma massa espessa.
Adicione a Erva - Patinha e volte a amassar. Tenda-a até ficar macia sem fendas.
Polvilhe com um pouco de farinha o balcão de cozinha e estenda a massa delicadamente com o rolo da massa, até atingir 1,5 cm de espessura.
Corte-as em círculos com 5 cm de diâmetro, junte os restos da massa e tenda-a de novo.
Unte um tabuleiro de folha com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha ou coloque uma folha de vegetal.
Coza os scones no forno pré- aquecido a 180º durante 10 minutos ou até eles crescerem e alourarem bem. Transfira-os para uma rede e deixe arrefecer.

Sirva-os com doce de morango ou uma compota a seu gosto com framboesas e morangos frescos ou com queijo creme e presunto.

Variante: Se preferir scones com especiarias acrescente na massa uma colher de gengibre ou de canela em pó. Se optar por scones salgados, omita o açúcar. No fim do 1º passo, junte 45 gr de queijo cheddar curado, ralado.



1 comentário: