19/03/2016

Açai como Afrodisíaco


O Açaí é uma pequena baga proveniente da floresta amazónica. Colhido de forma sustentável, este fruto é uma verdadeira dádiva da natureza, sendo a sua alta concentração em antocianinas (pigmentos que lhe conferem a cor roxa, também presentes em uvas vermelhas, mas cerca de 40 vezes mais, no açaí), que protege a baga dos poderosos raios UV, a sua característica mais notável.

A alta concentração em antocianinas, que confere ao Açaí um elevado poder antioxidante, também promove o combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por doenças degenerativas. 

Para além disso, o Açaí:

Ajuda a nutrir o organismo após o exercício físico;
Auxilia na absorção de nutrientes e promove a expulsão de resíduos no organismo, de forma eficiente;
É fonte de ácidos gordos essenciais (ómega 3 e 6) - que fortalecem o sistema cardiovascular - vitaminas (E e B6, entre outras) 
e minerais;

É fonte de fitoesteróis, com potencial efeito na redução dos níveis de colesterol.



Ajuda a emagrecer

Pelas tantas propriedades que possui, acelera o metabolismo. Como é rico em fibras e pobre em calorias, consegue nutrir bem o organismo, dando a saciedade necessária e ajudando nas dietas. Os aminoácidos que ele carrega conseguem manter o equilíbrio do metabolismo, fazendo o corpo utilizar todo o potencial de energia contida nas gorduras acumuladas ajudando a manter o peso.


Reduz o colesterol

Possui antocianinas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Pesquisas nesse sentido já foram realizadas com ratos que, alimentados com polpa do açaí apresentavam níveis mais baixos de colesterol do que os ratos que não tinham açaí na alimentação.


Retarda o envelhecimento

Os antioxidantes são excelentes para lutar contra os radicais livres de nosso organismo, ajudando na manutenção da saúde e da juventude. Como o açaí é rico em antioxidantes, ele retarda o processo de envelhecimento de nossas células, mantendo a aparência da pele mais saudável e jovem.


É preventivo contra o câncer

Pesquisas já comprovaram que antocianinas, que são um tipo de antioxidante, ajudam a prevenir diversos tipos de câncer no organismo. Nessa fruta, elas estão presentes nas cores fortes, pretas, vermelhas e roxa das bagas, e se consumidas com certa frequência reduzem o risco de desenvolvimento do câncer.


Faz bem ao coração

O suco de açaí protege contra a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias, reduzindo a produção de citocinas, que podem provocar inflamações e também o nível de colesterol, mantendo a circulação sanguínea em equilíbrio, juntamente com o coração.


Protege contra inflamações

Por ter altos níveis de vitamina C, o açaí ainda é um excelente auxiliar do sistema imunológico, protegendo contra inflamações e viroses. Também é excelente contra asma e doenças autoimunes, ajudando também a inibir efeitos colaterais provenientes de doenças invasivas, provocadas por vírus e bactérias.


Acelerador muscular

Possuindo alto teor de proteínas, que são o principal item para a construção da massa muscular, o açaí tem como uma de suas funções a formação de aminoácidos, contribuindo para aumentar a massa muscular.


Ajuda na construção dos ossos

O açaí também tem grandes quantidades de cálcio, o que ajuda na formação e manutenção de nossos ossos e dentes, principalmente se tomados na infância e adolescência, para a boa formação do esqueleto.



Afrodisíaco

Com todos esses benefícios, quem está acostumado a consumir açaí desde criança, como os indígenas e os povos que habitam a Amazônia ainda garantem que a fruta é um excelente afrodisíaco, ajudando a manter a libido e o bom humor das pessoas.
Pessoas com diabetes, precisam tomar cuidado na hora de consumir por causa do elevado nível de glicose presente. Os diabéticos devem ficar longe da fruta. Se a vontade de consumi-la for grande, deve-se dispensar, pelo menos, o xarope de guaraná que é adicionado à receita básica. Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera também devem procurar consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura. "
Fonte do texto: biopsicosaude



Sem comentários:

Enviar um comentário