17/12/2015

Gindungo


Provoca a libertação de endorfinas, verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o  nosso
cérebro fabrica!
O nosso organismo logo que ingere  um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina vão ativar receptores  sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria "a arder". Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do  cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: começa a salivar,  sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de o refrescar. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, o seu cérebro, enganado pela informação que sua boca está "a arder", inicia, a fabricação de endorfinas,  que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma  sensação de bem-estar, uma euforia, um estado  alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de  morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool!

Quanto mais arder o jindungo, mais endorfina é produzida! E quanto  mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca. E tem mais: as substâncias picantes do jindungo (capsaicina e  piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago.

Retire os pés aos bagos e esmague muito bem num almofariz. Coloque a pasta obtida dentro de um frasco e por cada dedo de altura da pasta coloque um dedo de whisky de boa qualidade.



RECEITA



Ingredientes:
Gindungo (ou malaguetas frescas) q.b.
Azeite q.b.
Whisky q.b.
Folha de louro q.b.

Preparação:
Retire os pés aos bagos e esmague muito bem num almofariz. Coloque a pasta obtida dentro de um frasco e por cada dedo de altura da pasta coloque um dedo de whisky de boa qualidade. Junte ainda azeite de oliveira de baixa acidez em metade da quantidade que colocou de whisky. Pode ainda juntar uma folha de louro. Agite tudo muito bem e está pronto a consumir. Para obter um sabor mais forte e picante pode deixar a ganhar tempero no frasco por um par de meses. Não se esquecendo de agitar com alguma frequência.

Dicas
Existem dois tipo de Gindungo (ou Jidungo) nome pelo qual é conhecido em Angola o piri-piri ou malaguetas. O Gindungo Cahombo, que é um bago mais redondo, de sabor mais agradável e cheiro mais característico, mas com um tempo de conservação menor.

2 comentários:

  1. ui ui ui bem picante não?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Realmente, o gindungo é um condimento de grande envergadura pois cura de forma lenta e eficaz tendo o seu efeito!

    ResponderEliminar